O Programa

A Maratona de Negócios Sociais é um concurso de 4 dias organizado pelo SEBRAE para apoiar indivíduos e organizações que queiram fazer decolar suas ideias de negócios sociais. Realizado em meio à Feira do Empreendedor do Rio de Janeiro, a Maratona promete contribuir para a criação da próxima geração de negócios sociais.

Os participantes selecionados serão submetidos a um programa intenso, uma verdadeira maratona, incluindo módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria de empreendedores sociais experientes. O programa culmina em uma experiência de apresentação (pitch) de seus modelos de negócio para uma banca de avaliadores qualificada, composta por investidores, financiadores, aceleradoras, incubadoras e provedores de serviços.

Quem pode participar?

A Maratona de Negócios Sociais 2015 foi desenhada para apoiar empreendedores de negócios sociais do Rio de Janeiro.

Poderá se inscrever na Maratona qualquer pessoa ou grupo que tenha um negócio de impacto social em operação ou uma ideia que se encaixe no conceito de negócios de impacto social: negócios (com fins lucrativos) que tenham como objetivo principal causarem impacto social e/ou ambiental diferenciado. Saiba mais sobre a definição de Negócios de Impacto Social do SEBRAE, clique aqui.

Também serão aceitos empreendedores vinculados a empresas e organizações já em operação, mas que gostariam de desenvolver um modelo que se encaixe no conceito de Negócio de Impacto Social, com geração de receita comercial.

Para inscrições de ideias, o empreendedor deve morar no Estado do Rio de Janeiro. No caso de negócios já em operação, deverão possuir atividades focadas no Estado.

Poderão participar da Maratona até 2 participantes por projeto submetido. As vagas são limitadas e os participantes serão escolhidos conforme os critérios da Maratona.

Funcionamento da Maratona

Os participantes da Maratona de Negócios Sociais passarão por um programa intensivo dividido em cinco módulos: Capacitações, Consultoria, Mentoria, Espaços de Trabalho e Banca de Avaliação.

Os participantes terão acesso a palestras e workshops de temas variados e relevantes para a formação e desenvolvimento de Negócios de Impacto Social. Todas as capacitações serão práticas, garantindo a mensuração da absorção dos participantes sobre o assunto. Os candidatos terão entregas a realizar, e serão avaliados e selecionados ao longo do evento para realizar o pitch para a banca de avaliação.

Os principais conteúdos trabalhados neste módulo da Maratona são:

- Conceito de negócio de impacto social
- Modelagem de negócios
- Lean start-up: desenvolvimento de clientes e vendas
- Avaliação de impacto social
- Sustentabilidade econômico-financeira
- Fontes de financiamento
- Técnicas de apresentação do negócio

Os participantes da Maratona terão à sua disposição sessões de consultoria com profissionais especializados nos temas trabalhados ao longo das capacitações. Estes momentos também serão dedicados à preparação para o pitch para a banca de avaliadores. O agendamento das consultorias será feito de acordo com as necessidades dos próprios empreendedores.

Além de consultoria, os participantes terão acesso a mentores, geralmente empreendedores sociais experientes, para refletirem sobre seu modelo de negócios, impacto e como se apresentar à banca e posteriormente ao mercado.

Durante a Maratona os participantes terão acesso a um espaço de trabalho compartilhado (co-working), onde poderão organizar as informações obtidas no dia e desenvolver seus modelos de negócio para apresentação à banca de avaliadores.

Serão selecionadas até 20 ideias ao longo dos 3 primeiros dias para participarem do pitch à banca de avaliação. A banca será formada por representantes do SEBRAE e parceiros do evento, com experiência em avaliação de Negócios Sociais. Os participantes terão um total de 10 minutos para apresentarem suas ideias e modelos de negócio.

Após a avaliação da banca, serão premiadas as 3 melhores ideias de negócios sociais, de acordo com as suas priorizações do pacote de prêmios.

Todos os participantes do evento receberão um certificado de participação, que lhes facilitará a entrada em novos projetos do SEBRAE voltados para Negócios de Impacto Social em 2016.

Cronograma

Mais informações no Regulamento da Maratona, Aqui.

  • 06/10

    Abertura das inscrições

  • 25/10

    Prazo final das inscrições

  • 30/10

    Anúncio dos selecionados

  • 12/11 15/11

    MARATONA DE NEGÓCIOS SOCIAIS

Critérios de seleção e avaliação

A seleção dos candidatos à participação na Maratona de Negócios Sociais a avaliação dos aprovados ao longo do evento para apresentação à banca se baseará em quatro critérios. Estes critérios terão pesos diferenciados de acordo com o momento do evento.

  • Perfil Empreendedor

    Será observada a experiência anterior do candidato em gestão, empreendedorismo e no setor específico de sua ideia ou negócio, sem excluir empreendedores com menos experiência. Também será avaliado comprometimento e dedicação ao projeto.

  • Impacto Social

    Idealmente, não deve haver conflito entre rentabilidade do negócio e seu impacto social. Serão avaliados a magnitude e também a qualidade do impacto social ou ambiental causado pelo negócio. Eventuais impactos negativos serão descontados.

  • Viabilidade Econômica

    Os negócios devem ser viáveis e contar com fontes de receita claramente identificadas. Na avaliação serão observadas as características do mercado potencial, segmentos de clientes, concorrência, potencial de receitas e custos.

  • Inovação

    Buscamos novas soluções para antigos problemas. Inovação não diz respeito somente à tecnologia ou produto, mas também a novos modelos de gestão e operação do negócio.

A Banca

SERÃO SELECIONADAS ATÉ 20 PARTICIPANTES AO LONGO DOS 3 PRIMEIROS DIAS PARA PARTICIPAREM DO PITCH À BANCA DE AVALIAÇÃO. A BANCA SERÁ FORMADA POR REPRESENTANTES DO SEBRAE E PARCEIROS DO EVENTO, COM EXPERIÊNCIA EM AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL. OS PARTICIPANTES TERÃO UM TOTAL DE 10 MINUTOS PARA APRESENTAREM SUAS IDEIAS E MODELOS DE NEGÓCIO.

  • Marc Diaz

  • Luciana Aguiar

  • Rob Packer

  • Inessa Salomão

  • Daniela Karst

  • Rodrigo Biajoni

Mentores

Empreendedores Sociais experientes e especialistas no tema
acompanharão os participantes ao longo do evento.

  • Bianca da Matta

  • Luiza Schilling

  • LEO FILLARDI

  • RODRIGO CARVALHO

Consultores

Os participantes da Maratona terão à sua disposição sessões de consultoria com profissionais especializados nos temas trabalhados ao longo das capacitações. Estes momentos também serão dedicados à preparação para o pitch para a banca de avaliadores. O agendamento das consultorias será feito de acordo com as necessidades dos próprios.

  • RAQUEL DINIZ

    CONSULTORA DE GESTÃO

    Raquel Diniz Ezequiel

    Consultora de Gestão

    Há doze anos trabalha com desenvolvimento sustentável, na gestão e avaliação de programas realizados com empresas, ONGs, instituições educacionais e poder público. É coordenadora do Programa de Formação de Parceiros da BrazilFoundation (www.brazilfoundation.org) com foco no fortalecimento de gestores sociais. Faz parte do “Coletivo Interser” e desde 2010 atua como consultora independente por meio de sua empresa Olhar Compartilhado ou através de instituições como BRAZILFOUNDATION, ISER, INSTITUTO AKATU, BOVESPA E SEBRAE. Planejou e executou o projeto de Diretrizes Estratégicas para a atuação do Sistema SEBRAE no mercado de negócios sociais.

  • KELLY SANTORO

    CONSULTORA DE LEGALIZAÇÃO E TRIBUTÁRIO

    Kelly Santoro

    Consultora de Legalização e Tributário

    Advogada com MBA em Direito da Empresa e da Economia e mediadora de conflitos. Especialista em Gestão de Crise e Conflitos nas organizações públicas e privadas. Sócia e Diretora da empresa R. Santoro Advogados Associados, com ampla experiência na área trabalhista, cível, consumidor e empresarial. Consultora do SEBRAE/RJ nos setores inovação e soluções, políticas públicas e comunidades pacificadas. E, também junto aos Executivos das empresas MARIA GURIA e NESTLÉ.

  • JULIANA ESTRELLA

    CONSULTORA DE GESTÃO

    Juliana Estrella

    Consultora de Gestão

    Formada em Administração de Empresas com mestrado e doutorado em Ciência Política e especialização em Análise Quantitativa de Política Pública pela Universidade do Texas. Tem 10 anos de experiência na área de inclusão financeira e microfinanças e fundou a Intelligencia Social Consultoria e a WORK, onde apóia micro e pequenos empreendedores com ferramentas de gestão.

  • ANETTE KAMINSKI

    CONSULTORA DE MARKETING

    Anette Kaminski

    Consultora de Marketing

    Atua há mais de dez anos como consultora na área social no Brasil e Estados Unidos, prestando serviços e executando projetos para fundações, ONGs, agências internacionais de desenvolvimento, instituições de ensino, órgãos públicos e empresas com programas de responsabilidade social e ambiental. Nós últimos anos também esteve comprometida em cooperar com várias organizações interessadas no desenvolvimento de negócios sociais através de treinamento específico para estudos de viabilidade e planos de negócios, visando sustentabilidade financeira e impacto social. Formação acadêmica: Pós-graduação (Mestrado) em Relações Internacionais e Estudos Latino-Americanos na Johns Hopkins University / School of Advanced International Studies (Estados Unidos e Bologna / Itália).

  • Elizete Ignácio

    Consultora de Marketing/Vendas

    Elizete Ignácio

    Consultora de Marketing/Vendas

    Mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ. Começou sua carreira empreendedora aos treze anos: com uma amiga montou uma fábrica de venda de sacolés. O negócio não foi à frente, mas desde então ela acumulou uma grande experiência tanto no meio acadêmico quanto em negócios, escolhendo por fim ser uma empreendedora. Tem uma extensa experiência em desenho de pesquisas sociais aplicadas e gestão de projetos em trabalhos com equipes multidisciplinares. Em 2012 fundou a Clave de Fá Pesquisas e Projetos, empresa atualmente incubada na Incubadora Rio Criativo.

  • William Nacif

    Consultor de Finanças

    William Nacif

    Consultor de Finanças

    Consultor Empresarial, graduado em Engenharia de Operação Elétrica, com MBA em Qualidade Total. Tem 18 anos de experiência nas Áreas de Engenharia, Manufatura e Serviços Técnicos de empresa multinacional como Xerox do Brasil, 4 anos nas Áreas de Manutenção de Frota e Gerência de Projetos e Industrial da Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola), 22 anos como Consultor e Instrutor do SEBRAE-RJ e como empresário no ramo de educação e treinamento.

Premiação

  • - Bolsas do Empretec (Sebrae)
  • - Vagas para participação em Campanhas de Crowdfunding com assistência especializada
  • - Entrada no processo seletivo de aceleração de incubadoras e aceleradoras
  • - Sessões de coaching com profissionais experientes do mercado
  • - Outros

O QUE SÃO NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL?

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Diretrizes Estratégicas Cartilha Negócios Sociais

Regulamento

REGULAMENTO DO CONCURSO

MARATONA DE NEGÓCIOS SOCIAIS SEBRAE

INTRODUÇÃO

1. O Concurso denominado “MARATONA DE NEGOCIOS SOCIAIS SEBRAE” é promovido pelo SEBRAE NACIONAL, pessoa jurídica de direito privado, inscrita sob o CNPJ nº 00.330.845.001-45, estabelecida na SGAS 605 Conjunto A – Asa Sul, Brasília. CEP: 70200 – 904, Inscrição Estadual: 07386591001-01.

2. A participação neste certame é voluntária e gratuita, não estando condicionada a aquisição de algum bem ou contratação de algum serviço. Ainda, independe da sorte.
3. Não poderão participar deste concurso empregados e fornecedores do SEBRAE, ganhadores das edições 2013 e 2014, bem como as demais pessoas que operacionalizam o concurso, como os membros da comissão organizadora, coordenadores e staff.
4. Este concurso é voltado para empreendedores que tenham ideias ou projetos que se encaixem nas diretrizes de Negócios de Impacto Social para o SEBRAE: “Iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.” O documento completo com as diretrizes pode ser acessado através do site do SEBRAE.
5. O presente Concurso não está sujeito a autorização prévia do agente regulador, conforme Lei 5.768/71 e Decreto 10.951/72.

DA PARTICIPAÇÃO

6. Serão aceitos participantes que se encaixem nestes pré-requisitos:
Qualquer pessoa ou grupo de pessoas que tenha uma ideia que se encaixe no conceito de negócios de impacto social: negócios (com fins lucrativos) que tenham como objetivo principal causarem impacto social e/ou ambiental diferenciado.
Também serão aceitos empreendedores vinculados a empresas e organizações já em operação, que possuam o desejo de desenvolver um modelo que se encaixe no conceito de Negócio de Impacto Social, com geração de receita comercial.
7. Poderão participar da Maratona até 2 participantes por ideia submetida. As vagas são limitadas e os participantes serão escolhidos conforme os critérios da Maratona. Na edição 2015 da Maratona de Negócios Sociais, só serão aceitos residentes do Estado do Rio de Janeiro, para inscrição de ideias, e Negócios com operações no Estado.
8. Os interessados deverão acessar o Formulário de Inscrição disponível no website do SEBRAE ou no hotsite específico da Maratona de Negócios Sociais e preenchê-lo de acordo com as instruções presentes no mesmo. Inscrições serão aceitas até o dia 25 de outubro de 2015, podendo ser prorrogadas a critério do SEBRAE.
9. No momento em que os projetos forem selecionados, seus representantes deverão confirmar sua inscrição e garantir sua entrada para a Feira do Empreendedor 2015, evento do qual a Maratona faz parte.
10. Cada projeto inscrito poderá ter até 2 (dois) representantes, estando liberada a inscrição de mais de uma ideia ou projeto por participante.
11. O SEBRAE irá dispor em seu site um link convidando as pessoas a participarem do concurso, devendo os interessados tomar as seguintes providencias:

  • Entrar no site www.maratonadenegociossociais.com.br
  • Clicar no link “Maratona de Negócios Negócios Sociais”;
  • Seguir os passos mencionados na página;
  • Ter ciência de que, ao seguir os passos descritos e enviar as informações solicitadas, automaticamente aceitará a participação no evento, caso selecionado, e deverá comparecer aos quatro dias de Maratona (12, 13, 15 de Novembro de 2015), a realizar-se no Riocentro, Barra, na cidade do Rio de Janeiro.
  • Somente serão aceitos ideias e projetos enviados nos meios dispostos neste regulamento.

DO CONCURSO

12. O objetivo do concurso é selecionar as melhores ideias e projetos, de acordo com os critérios de seleção, e, ao longo de 4 dias, apoiar indivíduos a se inserirem no contexto dos Negócios de Impacto Social e se capacitarem para tirar as suas ideias do papel. Os participantes selecionados serão submetidos a um programa intenso, incluindo módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria de empreendedores sociais experientes. O programa culmina em uma experiência de apresentação (pitch) de seus modelos de negócio para uma banca de avaliadores qualificada, composta por investidores, financiadores, aceleradoras, incubadoras e provedores de serviços.
13. O concurso será dividido em três fases.
14. Na primeira fase, o SEBRAE lançará um o formulário de inscrição para Ideias de Negócios de Impacto Social, através do qual serão selecionados até 50 (cinquenta) projetos, de acordo com os critérios expostos neste regulamento, para participar do desafio “Maratona de Negócios Sociais SEBRAE”.
15. Essa pré-seleção terá duração de um mês. Os selecionados serão convidados a participar da segunda fase.
16. Na segunda fase, que se desenvolverá ao longo dos 3 primeiros dias da Maratona de Negócios Sociais, a ser realizada de 12 a 14 de Novembro de 2015, no Riocentro, Barra, na cidade do Rio de Janeiro. Participarão todos os projetos selecionados e que tenham confirmado presença na Feira do Empreendedor 2015. Nesta fase, os participantes participarão dos módulos de capacitação, mentoria e consultoria e terão que desenvolver projetos e trabalhos de acordo com o solicitado ao longo da Maratona. Estes pequenos projetos serão avaliados diariamente pelo Staff da Maratona.
17. Os participantes terão direito a solicitar até 5 sessões únicas de consultoria durante a segunda fase, que durarão até 30 minutos.
18. Serão selecionados nesta fase até 20 Empreendedores melhores classificados de acordo com pontuação dada pelos jurados da Maratona. Os critérios de avaliação serão os mesmos descritos para a fase anterior, acrescentando a variável de crescimento e desenvolvimento dos projetos ou ideias ao longo da Maratona.
19. Na terceira fase, os até 20 (vinte) projetos selecionados terão o dia 15 de Novembro de 2015 dedicado à apresentação de seus projetos a uma banca de avaliação.
20. Caberá ao líder da equipe realizar a apresentação do projeto. Caso necessário sua equipe poderá acompanhá-lo na apresentação.
21. Cada participante terá a sua disponibilidade 7 (sete) minutos para apresentação, seguidos por 3 (três) minutos reservados para perguntas da banca, quando serão analisados os seguintes quesitos:
A – Desempenho na apresentação do projeto
B – Qualidade da ideia
C – Qualidade da equipe
D – Impacto Social
22. A decisão dos jurados será comunicada no fechamento da Maratona, às 18 horas do dia 15 de Novembro de 2015.
23. Serão eleitos entre 3 e 6 projetos vencedores, os quais terão direito aos prêmios, conforme consta no item BENEFÍCIOS E PREMIAÇÃO deste regulamento.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

23. Os candidatos serão selecionados e avaliados de acordo com os seguintes critérios:
A) Perfil Empreendedor: Será observada a experiência anterior do candidato em gestão, empreendedorismo e no setor específico de sua ideia ou negócio. Também será avaliado comprometimento e dedicação ao projeto.
B) Viabilidade Comercial: Os negócios devem ser viáveis a partir de receitas comerciais, ou seja, venda de produtos ou serviços. Na avaliação serão observadas as características do mercado potencial, segmentos de clientes, concorrência, potencial de receitas e custos.
C) Impacto Social: Idealmente, não deve haver conflito entre rentabilidade do negócio e seu impacto social. Serão avaliados a magnitude e também a qualidade do impacto social ou ambiental causado pelo negócio. Eventuais impactos negativos serão descontados.
D) Inovação: Buscamos novas soluções para antigos problemas. Inovação não diz respeito somente à tecnologia ou produto, mas também a novos modelos de gestão e operação do negócio.
24. Os critérios descritos serão utilizados durante todas as fases do concurso.
25. Além dos critérios acima, será avaliada a absorção de conteúdo e desenvolvimento dos projetos ao longo da Maratona para seleção à terceira fase e avaliação da banca.

BENEFÍCIOS E PREMIAÇÃO

26. Além da participação de todos os módulos de capacitação, mentoria, consultoria e da oportunidade de apresentação para uma banca de avaliação qualificada, os 3 (três) melhores avaliados das duas categorias (Empreendedores e Organizações) terão acesso um pacote de prêmios oferecidos pelo Sebrae e parceiros, tais como:

  • Cursos de empreendedorismo e gestão de negócios
  • Consultoria para implementação dos negócios, nas áreas de marketing, vendas, finanças, operações, recursos humanos, entre outras
  • Entrada nas fases finais de programas de incubação, aceleração ou mentoria dos parceiros
  • Exposição a capital semente e anjo
  • Coaching personalizado do SEBRAE e de parceiros
  • Entre outros que serão anunciados no início da Maratona

28. A escolha do pacote de premiação levará em conta a qualidade das apresentações para a banca, mas também as especificidades e necessidades de cada projeto.
29. Ao longo do evento os participantes terão acesso ao pacote completo de prêmios ofertados, e poderão priorizá-los de acordo com suas necessidades. Essa priorização, além da avaliação e recomendação da banca de avaliadores levará à divisão final dos prêmios.
30. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 15 de Novembro de 2014 a partir das 18h no local do evento.
31. Os prêmios não retirados durante o evento por conta de logística (inscrição em programas de capacitação, etc) deverão ser recorridos em um prazo máximo de 01 (um) mês após a divulgação oficial do resultado.
32. Os prêmios oferecidos são pessoais e intransferíveis.
33. A não aceitação pelo ganhador de qualquer um dos prêmios, não dará direito, sob hipótese alguma, à substituição do prêmio ou a conversão do mesmo em dinheiro.

DA BANCA DE AVALIAÇÃO
34. A banca de avaliação do concurso será́ composta por integrantes especializados do SEBRAE e convidados parceiros do evento.
35. O critério a ser utilizado pela banca do concurso será́ como descrito nesse regulamento no item DO CONCURSO.
36. A decisão da banca de avaliação é irrecorrível.

CESSÃO DE DIREITO DE IMAGEM

37. Os participantes autorizam o SEBRAE, de forma irrevogável e gratuita, que faça uso de suas imagens e/ou seus nomes em qualquer publicidade, aviso ou comunicação que for realizada em qualquer meio escrito ou audiovisual, em todo o mundo e durante todo o tempo permitido legalmente e comprometem-se a assinar quaisquer documentos ou autorizações que possam ser necessárias para o uso dessas imagens e/ou nomes.
38. Os participantes autorizam o SEBRAE a ceder dados pessoais como nome e e-mail de contato para os parceiros do evento.

DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE

39. Os participantes garantem que contam com a titularidade exclusiva, livre de toda carga ou limitação, de todos os direitos de propriedade intelectual sobre os trabalhos apresentados no Concurso. Assim, a organização não será, em nenhum caso, responsável por eventuais reclamações de terceiros, em relação a infrações de direitos de propriedade intelectual e industrial de qualquer tipo.
40. A organização reserva-se o direito de negar a participação de pessoas que violem direitos de propriedade intelectual e/ou copiem conteúdos dos quais não são proprietários.
41. Os direitos de autor sobre os trabalhos realizados apresentados no concurso pertencerão integralmente aos seus respectivos autores.
42. A organização reserva-se o direito de utilizar os trabalhos realizados pelos candidatos como ferramenta de difusão ou propaganda, para todo o mundo e durante todo o período de proteção dos mesmos, conforme a Lei de Propriedade Intelectual vigente.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

43. A organização reserva-se o direito de recusar a participação de qualquer pessoa que não reúna os requisitos descritos neste regulamento e que não cumpra com os termos de participação ou viole o espírito do concurso.
44. A organização reserva-se o direito de modificar em qualquer momento o regulamento, ou mesmo sua possível anulação antes do prazo prefixado, sempre que exista justa causa, comprometendo-se a comunicar o novo regulamento e as novas condições do concurso ou sua anulação definitiva, se for o caso, com a suficiente antecipação e publicidade, sem que exista direito a qualquer indenização em favor dos participantes.
45. A organização não se responsabiliza por participações que não sejam computadas por problemas técnicos que ocorram na transmissão dos dados.
46. A organização não terá responsabilidade alguma derivada dos prêmios uma vez que eles tenham sido entregues aos ganhadores.
47. A organização poderá desqualificar automaticamente qualquer participante que possua comportamento inadequado ou viole direito de terceiros.
48. Toda tentativa por parte dos participantes de violar, de forma deliberada, algum dos espaços da Maratona ou de prejudicar o funcionamento legítimo do concurso poderá constituir uma afronta às leis penais e civis, e poderá acarretar a devida responsabilização por danos e prejuízos que vier a causar.
49. Os ganhadores dos prêmios serão responsáveis de liquidar com a Receita Municipal, Estadual e Federal qualquer imposto relacionado com a obtenção do prêmio percebido.
50. Os participantes declaram e aceitam todas as condições derivadas deste regulamento.
51. Este Regulamento será depositado pelo SEBRAE perante Escrivão Público.
52. A participação no Concurso implicará na aceitação integral do Regulamento.

Rio de Janeiro, 02 de Outubro de 2015.

SEBRAE